Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Não estamos num parque de diversões, estamos em campo de batalha.


Por Cecília N. de Oliveira

Às vezes nós não conseguimos entender as situações que acontecem no dia a dia...  Ficamos perplexos com o pecado do mundo, a frieza do povo de Deus, a insensibilidade de tantos. Minha avó sempre diz: “Nós estamos no fim dos tempos, porque estamos vendo coisas que nunca vimos”. Ela tem razão. A Bíblia mesma nos adverte que os últimos tempos seriam (e estão sendo) tempos difíceis.
         Sobre isso algumas pessoas dizem: “Que nada! Sempre existiu pecado no mundo!” É verdade, mas o pecado tem evoluído de tal forma que os últimos tempos têm sido, indubitavelmente piores do que os primeiros. Vemos isso em I Timóteo 4:1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. Isso já está acontecendo... Infelizmente muitas de nós conhecemos pessoas que começaram aparentemente bem na carreira cristã e terminaram enganadas e enganando a outros; desviando-se da fé e seguindo ensinamentos de homens ou de demônios, sendo guiadas pela própria corrupção e pelos desejos dos seus corações perversos.
Em II Timóteo 3: 1-5 diz que “Nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos (orgulhoso, pabuloso), arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis (que não perdoa), caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados (cheios de si), mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”.
Esse perfil nós conhecemos demais. É por isso que é tão difícil às vezes a convivência em ambientes de trabalho muito cheios; porque as pessoas estão sempre querendo ser melhores do que as outras; elas querem diminuir o próximo para se darem bem; querem explorar a boa vontade alheia e fazer o que for  preciso para se sobreporem. Isso se generaliza para outros lugares também como as famílias, as igrejas, e os relacionamentos interpessoais em geral. O ser humano está cada dia pior e não se enxerga a fim de buscar em Deus o auxílio para ser melhor e glorificá-lO com sua vida.
É triste vermos que isso também tem chegado na Igreja do Senhor. O próprio Jesus disse, em Lucas 18:8: “Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”. Ele já sabia que a Igreja dos últimos tempos seria assim em sua maioria.
Diante dessa realidade, o que devemos fazer? Conformarmo-nos com uma vida mais ou menos? Não, amados. Devemos buscar em Deus um avivamento espiritual, a fim de não fazermos parte do grupo dos frios dos últimos tempos. Para isso, precisamos buscar na Palavra de Deus o auxílio necessário para reavaliarmos nossa vida diariamente e voltarmos para o alvo: glorificarmos a Deus, servindo-O em amor e fervor.
Um dos textos mais conhecidos e fundamentais que a Palavra de Deus nos oferece como esse suporte é Efésios 6:13-18. Vamos relembrar:

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Estais, pois, firme, cingindo-vos da couraça da justiça.
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; com toda a oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos".

·         Cinto da Verdade
·         Couraça da Justiça
·         Sandália Preparação do Evangelho da Paz
·         Escudo da fé
·         Capacete da Salvação
·         Espada do Espírito (A Palavra de Deus)

Está cada vez mais próxima a volta de Cristo e nós não estamos vivendo em um parque de diversões, mas sim num campo de batalha. Dessa forma, os cristãos devem estar cada vez mais atentos e não andarem desprevenidos, pois o diabo está atlerta, tentando nos abater, nos desestimular, nos impedir de servirmos fielmente a Deus.
Se nos apropriarmos da armadura de Deus, estando em comunhão com Ele, teremos um resultado, que O agradará demais. Vamos ver qual é? Está em II Timóteo 3:12, que diz: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Esse é o resultado de quem vive em Cristo. Provavelmente será Mal visto, sofrerá injúrias, será abandonado por muitos, será caluniado e tantas outras coisas. Mas, pense biblicamente: É muito melhor sofrer todas essas coisas fazendo o certo do que viver na prática do pecado, estando sujeitos à ira de Deus.
“Em todas essas coisas somos mais do que vencedoras por aquele que nos amou!”